Não bata no gatinho...: Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão?

segunda-feira, 8 de março de 2010

Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão?

Continuando com o especial só com coisas que gosto de comer, vamos aos pães. Essa receita é ótima porque com a mesma massa, sem fazer nenhuma alteração, você pode fazer pães com recheio doce ou salgado e os dois ficam deliciosos. Estou passando a receita com os dois recheios.

Photobucket


Pão Recheado


Massa - Ingredientes

5 xícaras de chá de farinha de trigo (aproximadamente)
2 xícaras de chá de leite
2 gemas
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 1/2 envelope de fermento biologico seco ou 45 gramas de fermento biologico fresco

Modo de fazer:

Bata no liquidificador o leite e as gemas. Numa bacia grande, misture a farinha (reserve um pouco), o açúcar, o sal e manteiga. Acrescente a mistura de gemas e leite e mexa bem. Se necessário acrescente mais farinha. Sove a massa e deixe descansar por aproximadamente 10 ou 15 minutos. Divida a massa ao meio.

Para os pãezinhos salgados:

Ingredientes

1 xícara de chá de bacon em cubinhos aproximadamente
200 gramas de requeijão cremoso

Modo de fazer:

Frite o bacon e escorra toda a gordura. Misture o bacon ao requeijão.
É melhor trabalhar com esse recheio gelado, então aconselho faze-lo antes da massa e o deixar na geladeira para o requeijão ficar mais firme. Também procure usar um requeijão que seja mais durinho.

Pegue metade da massa, abra pequenas porções com as palmas das mãos e coloque um pouco do recheio. Feche bem e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga. Deixe dobrar de volume. Se desejar, pode pincelar com uma gema. Leve ao forno pré-aquecido 150ºC ou 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Depois aumente um pouco a temperatura para dourar (150ºC - 180ºC; 180ºC - 200ºC).

Photobucket


Para a trança doce:

Ingredientes

2 1/2 xícaras de chá de leite
2 gemas
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de essencia de baunilha
Gotas de chocolate a gosto

Modo de fazer:

Dissolva o amido em meia xícara de leite. Coloque o restante do leite em uma panela junto com as gemas levemente batidas e o açúcar. Misture. Acrescente o leite com amido e misture bem. Leve ao fogo mexendo até engrossar. Desligue e acrescente a baunilha, misturando bem. Deixe esfriar.

Pegue a outra metade da massa e divida em três partes. Faça uma cobrinha com cada parte e abra com o rolo. Espalhe o recheio, tomando o cuidado de deixar uma sobrinha de massa em cada lateral para fechar. Salpique gotas de chocolate sobre o creme. Feche bem. Repita o processo com as outras partes da massa. Una a ponta das três tiras e, com cuidado, faça uma trança. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga. Deixe dobrar de volume. Se desejar, pode pincelar com uma gema. Leve ao forno pré-aquecido 150ºC ou 180ºC por aproximadamente 20 minutos. Depois aumente um pouco a temperatura para dourar (150ºC - 180ºC; 180ºC - 200ºC).
Depois de fria, pode colocar um glassê feito com:
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
Gotas de leite
Peneire o açúcar e acrescente gotas de leite até formar um creminho. Cubra a trança com esse glassê e decore com cerejas.

Photobucket

2 comentários:

  1. Esta receita eu vou passar pro meu pai. Ele vai gostar de fazer, porque ele gosta de fazer pães.

    ResponderExcluir
  2. ah, minha mãe faz pães salgados só... vou pedir um doce pra ela >:D

    ResponderExcluir